v APRESENTAÇÃO
O Projeto “MPT na Escola: de mãos dadas
contra o trabalho infantil” consiste em um conjunto de ações de conscientização
e sensibilização da comunidade escolar e da sociedade em geral, sobre os
direitos da criança e do adolescente com foco na erradicação do trabalho
infantil e na proteção do trabalhador adolescente.
O projeto foi lançado em junho de 2009 pela
Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do
Adolescente (Coordinfância), do Ministério Público do Trabalho (MPT). No Ceará,
estado no qual foi concebido, o projeto já foi implementado na maioria dos
municípios, por meio do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da
Criança e do Adolescente (Peteca), lançado em 2008, pelo MPT-CE.
v OBJETIVOS
O projeto tem como objetivos gerais:
a) promover a conscientização da sociedade
com vistas à erradicação do trabalho infantil e à proteção ao adolescente
trabalhador;
b) romper as barreiras culturais que
dificultam a efetivação dos direitos da criança e do adolescente;
c) fortalecer o Sistema de Garantia de
Direitos – SGD, com vistas à ampliação, quantitativa e qualitativa, das
políticas públicas de atendimento à criança e ao adolescente;
Como objetivos específicos, o projeto busca:
1) incluir os temas relativos aos direitos e
deveres da criança e do adolescente na proposta pedagógica e no currículo das
escolas de ensino fundamental (Lei nº 11.525/2007);
2) capacitar e sensibilizar professores,
coordenadores pedagógicos e demais profissionais da educação para que atuem
como multiplicadores no processo de conscientização dos alunos, da comunidade
escolar e da sociedade em geral, sobre os prejuízos que o trabalho precoce acarreta
para crianças e adolescentes em desenvolvimento;
3) produzir material de apoio pedagógico
sobre tal temática;
4) realizar debates, em sala de aula, sobre o
Estatuto da Criança e do Adolescente, enfatizando a erradicação do trabalho infantil
e a proteção ao adolescente trabalhador;
5) realizar palestras nas escolas com vistas
à conscientização dos pais para que não explorem nem tolerem a exploração do
trabalho de crianças e adolescentes;
6) incentivar os alunos a realizarem tarefas
escolares sobre os direitos da criança e do adolescente, especialmente sobre o
trabalho infantil;
7) promover eventos para divulgação dos
trabalhos produzidos pelos alunos;
8) envolver a comunidade escolar e a
sociedade em geral nos programas, projetos e ações de prevenção.
v METODOLOGIA
A operacionalização do projeto se dá por meio
de parcerias firmadas entre o MPT e as Secretarias Municipais de Educação, as
quais indicam profissionais para atuar como coordenadores locais do projeto. Os
profissionais indicados são capacitados e sensibilizados por meio de oficinas
promovidas pelo MPT, e repassam os conhecimentos adquiridos para os
coordenadores pedagógicos e professores, por meio de oficinas locais.
Após as oficinas, os coordenadores e
professores capacitados repassam os conhecimentos aos demais educadores das
respectivas escolas, que juntos elaboram o Plano de Ação Escolar. Com base
nesse plano, os temas relativos aos direitos da criança e do adolescente –
especialmente o trabalho infantil e a profissionalização do adolescente – são
debatidos com os alunos, em sala de aula, e com os pais, por ocasião das
reuniões, palestras e demais eventos promovidos pelas escolas.
Os alunos são estimulados a produzir tarefas
escolares, demonstrando os conhecimentos adquiridos por meio de desenhos,
pinturas, esquetes teatrais, músicas, paródias, contos, poesias de cordel e
histórias em quadrinho, dentre outras modalidades.
Todos os trabalhos produzidos são
compartilhados com a comunidade escolar e a sociedade em geral, por meio de
eventos promovidos nas escolas e nas secretarias municipais de educação.
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